SOBRE O PROGRAMA
SOBRE O PROGRAMA
O Programa de Aceleração da PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia) destaca-se por estar 100% dedicado ao empreendedor que atua na Amazônia, como também às demandas e realidades regionais. Além do processo de incubação e aceleração dos negócios, o programa oferece oportunidades de investimento, cooperação, networking e promove a criação de uma comunidade de negócios sustentáveis interconectados.
Criado em 2018, é liderado por um grupo de empresas da PPA, coordenado pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e conta com apoio estratégico e financeiro da USAID, CIAT, Instituto Humanize e Fundo Vale.
Por meio da realização de chamadas anuais, seleciona 15 negócios para cada ciclo de aceleração, que dura seis meses. A jornada inclui workshops presenciais, mentorias individualizadas, acompanhamento dos negócios, webinars temáticos, bolsas de estudo e apoio logístico para participação em eventos ou cursos, assessoria contábil, jurídica e de marca.
Promove também rodadas de negócios ao estilo shark tank, que reúnem investidores de impacto, institutos e fundações filantrópicas e os negócios selecionados para participar das jornadas de aceleração. Destaca-se aqui a inovação no modelo de financiamento, ao trazer, com um mecanismo chamado Blended Finance (em português, Financiamento Híbrido), opções customizadas e adaptadas aos diversos tipos de negócios de impacto, unindo diversidade de fontes (capital privado e filantrópico) e de mecanismos financeiros em acordo com os diferentes estágios e necessidades dos empreendimentos.
Em permanente processo de cocriação, o Programa se desenvolve em diálogo constante com os empreendedores, buscando incorporar suas demandas e pontuações. É desse modo que ele se torna, cada vez mais, talhado sob medida para as startups amazônicas, fomentando a criação de uma rede de empreendedores da floresta que se reconhece e se fortalece.
Em 2019, o Programa de Aceleração da PPA foi escolhido como um dos cinco melhores do Brasil em premiação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Entre 30 candidatos, o Programa foi considerado como o melhor da região norte.
No mesmo ano, ficou em segundo lugar na Chamada Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável, que selecionou as melhores iniciativas da América Latina que contribuem para alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pelas Nações Unidas.