Roda de conexão leva autocuidado e gestão de pessoas aos empreendedores do Programa de Aceleração da PPA

No início de outubro, os negócios que integram o ciclo 2020 do Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da Plataforma Parceiros pela Amazônia participaram da uma roda de conexão sobre Gestão de Pessoas e Autocuidado.

A atividade é parte da Jornada Digital de Aceleração, e durante o encontro virtual os empreendedores tiveram momentos de reflexão e construção sobre relacionamentos e cuidados com equipes, empresas, comunidades e autocuidado.

A roda de conexão foi guiada por Regina Erismann, que trabalha com biografias pessoais e de organizações, e buscou demonstrar a importância de o empreendedor se dar conta da dimensão biográfica do ser humano e da organização nessas relações, ao apontar que a forma como as pessoas atuam nas instituições cria a biografia institucional e afeta suas próprias biografias.  

Ao longo da atividade, os empreendedores foram convidados a refletir sobre a fase de vida da biografia humana em que estão atualmente inseridos, dentro de ciclos de sete anos, os chamados setênios na Antroposofia, que introduzem mudanças nos modos de estar e atuar no mundo. Cada um foi convidado a avaliar as características do ciclo em que está inserido, se elas são compatíveis com seus sentimentos e modos de agir e como isso afeta a relação que tem consigo mesmo e com outros grupos.

“Acredito que este encontro foi um importante espaço de respiro e reflexão para os empreendedores, e também para a equipe de coordenação do Programa de Aceleração da PPA. Empreendedores, comunidades beneficiadas e parceiros têm enfrentado novos e antigos desafios diante deste ano tão atípico que tem sido 2020. Neste contexto, o cuidado com as relações interpessoais e com o indivíduo “eu empreendedor” se tornou tão crucial quanto iniciativas de abertura de mercados ou investimento financeiro, para garantir a resiliência e sobrevivência do negócio pós crise”, avalia a coordenadora do Programa de Aceleração, Ana Carolina Bastida.

O tema do autocuidado foi inserido na Jornada Digital do ciclo 2020 por sugestão dos negócios que integraram o ciclo de 2019, que apontaram na avaliação de sua jornada com o Programa de Aceleração a necessidade de atividades de autocuidado e cuidado com os grupos em que atuam ao longo da jornada.

Em fevereiro deste ano, durante o único workshop presencial promovido junto à turma do ciclo 2020, o tema já esteve presente em vivências programadas durante imersão de cinco dias realizada em Manaus, no Amazonas. A foto que ilustra esta matéria é um dos registros das atividades.

Essa foi a segunda Roda de Conexão promovida pelo Programa de Aceleração da PPA em 2020. A primeira, com o tema Empreendedorismo e negócios na Amazônia: soluções para o desmatamento, mudança do clima e recuperação econômica pós covid-19, foi realizada com a participação de Ricardo Abramovay. E uma terceira será realizada em breve sobre o tema Exportação de Produtos Sustentáveis

Foto: Henrique Saunier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *