Taberna da Amazônia




A Taberna da Amazônica busca conectar a Amazônia com os consumidores do sudeste do país por meio dos deliciosos sabores de lá. Uma ponte para promover o encontro com os produtos da sociobiodiversidade amazônica.
A criadora do negócio, Anne Karoline Mello, é designer. Deu aulas durante um tempo, estudou e trabalhou com ecodesign, pesquisa de materiais, fez pós-graduação em gestão ambiental, trabalhou com o órgão de fomento à pesquisa do estado do Amazonas e cursou mestrado em design e sustentabilidade no Rio de Janeiro.
Nascida em Manaus, ela passou por todas essas experiências antes de retornar às suas origens. E o modo que ela encontrou para esse retorno, tendo em vista as relações tecidas no Rio, onde vive e criou a Taberna, foi estabelecer uma ponte entre o sudeste e os pequenos produtores amazônicos.
O começo foi limitado à venda de castanhas produzidas pelo pai, como também de biscoitos de castanha para amigos. Aos poucos, com a aceitação e o interesse do público, foi ampliando os produtos oferecidos, passou a participar de feiras e até teve por um tempo uma loja física no Rio.
Hoje, a Taberna da Amazônia funciona de modo nômade, participando de feiras e eventos, e oferece biscoitos de castanha, bombons de cupuaçu, castanha, chocolate com cacau nativo da floresta, jujuba de cupuaçu com mangarataia, cachaça de jambu, tucupi, geleias, tapioca, pimentas e farinhas, entre muitas outras delícias produzidas por comunidades amazônicas. São 65 itens produzidos por pequenos produtores rurais, cooperativas e jovens empreendedores de diversos pontos da região Norte.
“Cresci numa família que tem uma conexão muito forte com o interior do estado do Amazonas. Minha família por parte de pai é proveniente do Purus, sempre trabalhou com extração e comércio de produtos in natura, e eu cresci vendo esse processo. Achava tudo aquilo muito grandioso, mas aquela realidade não parecia adequada para mim, porque tinha nascido na cidade de Manaus, estudava, queria sair, conhecer o mundo. Saí, estudei e, nessa volta, depois de fazer todo um estudo de meio ambiente e lidar com públicos diversos, fui entendendo a integração do que eu tinha feito com o reconhecimento do valor de onde eu nasci e o que o meus pais fazem. Foi bem grandioso, ainda é um processo e, ao mesmo tempo, percebo que minha missão é essa. A Taberna é parte disso”, conta Anne.
RAIO-X

CIDADANIA

TECNOLOGIAS VERDES

SERVIÇOS FINANCEIROS
DATA DE FUNDAÇÃO
JANEIRO DE 2016
CIDADE / ESTADO
RIO DE JANEIRO - RJ
NATUREZA NEGÓCIO
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)
MODELO
B2B E B2C
TAMANHO EQUIPE
2 COLABORADORES
PATENTE
NÃO

FASE DO NEGÓCIO
ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO
SOBRE A EMPRESA
Atua na criação de elos mais curtos na cadeia de
produção e vínculos mais diretos entre pequenos
produtores da região norte e consumidores
do sudeste. Tem como objetivo criar uma rede
confiável que empodera e apoia o desenvolvimento
sustentável dessas iniciativas locais.
O QUE RESOLVE
Dificuldade logística de escoamento de produtos da Amazônia para o sudeste do país. Baixa
valorização dos bens e serviços da floresta, desrespeito nas relações entre fornecedores e
compradores, baixa autoestima dos povos da floresta, baixa renda e alto desemprego local.
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS
Comercialização de produtos de 20 pequenos produtores dos estados do Amazonas e do Pará,
totalizando mais de 60 itens de produção artesanal. Conservação da floresta, já que o incentivo
para a produção local e geração de renda faz com que as famílias não desmatem em busca
de outras atividades como a pecuária extensiva e mineração.
ODS
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

REDUZIR AS DESIGUALDADES

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS
PRODUTO/MERCADO
Comercializa produtos amazônicos (proveniente tanto das capitais quanto de áreas mais remotas) no mercado do Rio de Janeiro e em São Paulo de forma direta, por meio de feiras gastronômicas.
RESULTADOS
Atende, em média, 550 clientes por mês, e o ticket médio de
cada compra gira em torno de R$30,00. Os preços são sugeridos
pelos próprios fornecedores. Apresenta receita em crescimento
contínuo, demonstrando necessidade de estruturação do modelo
de negócio antes de tracionar.
IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?
