onisafra




A valorização da agricultura familiar é o coração da Onisafra, plataforma idealizada por Macaulay Souza de Abreu quando ainda cursava engenharia agronômica em 2015. Ele queria encontrar modos de ajudar os produtores a escoarem as hortaliças eliminando intermediários, ligando-os diretamente ao consumidor.
Inicialmente, o projeto buscava conectar pequenos produtores com grandes cadeias de compradores, como supermercados, restaurantes, distribuidores, cozinhas industriais e agroindústrias. Mas o modelo logo se mostrou pouco eficaz e não permitia gerar renda mais justa para os agricultores, por causa de políticas agressivas de compra das grandes redes de supermercados.
Foram então realizados testes com consumidores finais, para ver como funcionava a dinâmica dessa relação direta. E esse foi o modelo de negócio desenvolvido, que hoje está rodando e já em expansão.
A Onisafra é uma plataforma que gerencia a conexão dos agricultores com o consumidor final e possibilita também a criação de multilojas. Qualquer grupo de agricultores ou organizações que ajudam agricultores podem criar sua própria loja dentro da plataforma, e o consumidor consegue comprar diretamente deles.
“Dentro da nossa plataforma em Manaus temos uma cadeia produtiva que reúne agricultores vinculados a uma feira, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Participam desta feira pelo menos dez famílias de agricultores. E já tivemos a loja do pirarucu, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, desenvolvendo um trabalho junto com os manejadores do peixe na região de Mamirauá”, descreve.
A Onisafra deve abrir mais três comunidades em Manaus, uma delas de orgânicos, reunindo inicialmente dez famílias de agricultores certificados pelo Ministério da Agricultura. Com isso, somente em Manaus a plataforma estará trabalhando com até 50 famílias de agricultores. Em Belém (PA) serão lançadas também lojas, em parceria com a Associação Pará Orgânicos e um grupo de agricultores de uma cidade próxima à capital, envolvendo 20 famílias.
“Trabalhamos com pequenos e médios agricultores, baseados em cadeias produtivas de frutas, hortaliças e verduras. Na região norte, atuamos também com a cadeia da agrobiodiversidade, por isso temos muitos produtos nativos. Buscamos ganhar escala. Já observamos, com os resultados até agora, que temos um potencial de aumentar o faturamento desses agricultores em até 30%”, avalia Macaulay.
E o negócio também tem outros impactos. Como a compra é feita antecipadamente, o agricultor só colhe aquilo que já está vendido, evitando assim o desperdício que teria levando uma grande quantidade de alimentos para disponibilizar em feiras e mercados, e mantendo por mais tempo na terra produtos que podem esperar um pouco mais para serem colhidos.
O modelo tem ainda um efeito ‘educativo’: “A gente observa que muitos consumidores, principalmente em Manaus, não compreendem a diferença entre o que é produzido localmente e o que vem de outros lugares. Essa aproximação acaba permitindo que os consumidores entendam melhor a sua região e comprem produtos mais frescos, saudáveis e com rastreabilidade, porque sabem quem produziu. E para os agricultores é boa essa relação, porque eles entendem melhor a demanda do mercado”.
o que já se falou sobre o negócio
RAIO-X
ONISAFRA
CIDADE / ESTADO
MANAUS - AM
DATA DE FUNDAÇÃO
JUL 2016
NATUREZA NEGÓCIO
NÃO FORMALIZADO
MODELO
B2B2C
TAMANHO EQUIPE
4 COLABORADORES
PATENTE
SEM PATENTE

FASE DO NEGÓCIO
ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO
SOBRE A EMPRESA
Plataforma que coneta agricultores e consumidores finais, com pontos físicos na cidade para entrega e retirada dos produtos.
O QUE RESOLVE
Gargalo de comercialização de produtos da agricultura familiar com preço justo.
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS
Valorização e agregação de valor a produtos da agricultura familiar regional (Manaus e entorno), produção agroecológica e proximidade do produtor/cliente. Gera de 30% a 40% de aumento na venda do agricultor familiar e previsibilidade.
ODS
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS
RESULTADOS
Exportação de produtos brasileiros para 55 países. Faturamento de R$ 15 mi/ano e 15% de margem líquida. Estratégia de acesso a mercado montado e ampla expertise no comercio internacional. Certificação ISO, equipe completa e processos de gestão bem sólidos.
IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?
