SOBRE O PROGRAMA

SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Aceleração da PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia) destaca-se por estar 100% dedicado ao empreendedor que atua na Amazônia, como também às demandas e realidades regionais. Além do processo de incubação e aceleração dos negócios, o programa oferece oportunidades de investimento, cooperação, networking e promove a criação de uma comunidade de negócios sustentáveis interconectados.

Criado em 2018, é liderado por um grupo de empresas da PPA, coordenado pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e conta com apoio estratégico e financeiro da USAID, CIAT, Instituto Humanize e Fundo Vale.

Por meio da realização de chamadas anuais, seleciona 15 negócios para cada ciclo de aceleração, que dura seis meses. A jornada inclui workshops presenciais, mentorias individualizadas, acompanhamento dos negócios, webinars temáticos, bolsas de estudo e apoio logístico para participação em eventos ou cursos, assessoria contábil, jurídica e de marca.

Promove também rodadas de negócios ao estilo shark tank, que reúnem investidores de impacto, institutos e fundações filantrópicas e os negócios selecionados para participar das jornadas de aceleração. Destaca-se aqui a inovação no modelo de financiamento, ao trazer, com um mecanismo chamado Blended Finance (em português, Financiamento Híbrido), opções customizadas e adaptadas aos diversos tipos de negócios de impacto, unindo diversidade de fontes (capital privado e filantrópico) e de mecanismos financeiros em acordo com os diferentes estágios e necessidades dos empreendimentos.

Em permanente processo de cocriação, o Programa se desenvolve em diálogo constante com os empreendedores, buscando incorporar suas demandas e pontuações. É desse modo que ele se torna, cada vez mais, talhado sob medida para as startups amazônicas, fomentando a criação de uma rede de empreendedores da floresta que se reconhece e se fortalece.

Em 2019, o Programa de Aceleração da PPA foi escolhido como um dos cinco melhores do Brasil em premiação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Entre 30 candidatos, o Programa foi considerado como o melhor da região norte.

No mesmo ano, ficou em segundo lugar na Chamada Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável, que selecionou as melhores iniciativas da América Latina que contribuem para alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pelas Nações Unidas. 

Programa de mentorias

Conecta empreendedores de impacto em início da concepção e desenvolvimento de seus negócios com executivos bem-sucedidos das empresas membro da PPA.

Assessoria contábil e jurídica

Fornecida por empresas especializadas em dois momentos – coletivamente, no início do Programa, e sob demanda, quando cada empreendedor poderá solicitar auxílio customizado em situações que fogem à orientação coletiva.

Assessoria de design e comunicação

Apoio à criação de materiais de comunicação para todos os negócios.

Espaços de coworking

Espaços estabelecidos em Manaus (AM) e Belém (PA) incluindo estação de trabalho fixa para uso ilimitado durante a duração do Programa, hospedagem de CNPJ, rede de conexões com outras startups e empresas do coworking e uso de salas de reuniões.