Programa de Aceleração integra 3ª edição do Guia 2.5

A terceira edição do Guia 2.5, que reúne iniciativas que desenvolvem e investem em negócios de impacto no Brasil, já está no ar. E o Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da Plataforma Parceiros pela Amazônia está entre as iniciativas mapeadas.

Lançado pelo Quintessa com apoio do ICE e do Instituto Sabin, o guia facilita o acesso ao suporte que os empreendedores precisam, promove a conexão com estas iniciativas e traz eficiência ao setor.

Com edição bienal, o guia mapeou, em sua primeira edição, 11 organizações. Na segunda edição, em 2017, foram 34 iniciativas. A terceira edição traz 54 iniciativas de todas as regiões do Brasil, classificadas nas categorias de aporte financeiro e/ou desenvolvimento.

Pela evolução da publicação desde sua primeira edição é possível perceber ganho de maturidade e diversificação do setor, com apoio a negócios de impacto em diversos graus de maturidade, locais e necessidades de suporte.

O guia é voltado especialmente para empreendedores e empreendedoras, com o objetivo de trazer clareza acerca do suporte existente para o desenvolvimento de negócios de impacto e facilitar a conexão entre empreendedores (as) e organizações do setor.

Os critérios para inclusão das iniciativas foram: (1) a iniciativa tem foco explícito em negócios de impacto; (2) a iniciativa tem como foco principal o suporte ao desenvolvimento de negócios de impacto; (3) a iniciativa é aberta para inscrição dos empreendedores; (4) a iniciativa é recorrente ou tem perspectiva de continuidade. O levantamento foi realizado a partir de um questionário elaborado pelo Quintessa, e as informações sobre cada organização foram fornecidas pelos representantes de cada iniciativa.

O setor 2.5 é uma referência à união entre características do segundo setor (formado por empresas privadas, marcado pela sustentabilidade financeira e foco em gerar lucro) e do terceiro setor (formado por organizações sem fins lucrativos, marcado pelo foco em gerar impacto socioambiental positivo). Os negócios de impacto se configuram então como setor 2.5, uma vez que, por meio da venda de produtos e serviços, trazem soluções para superar relevantes desafios sociais e ambientais

O guia oferece uma fotografia do cenário atual do setor 2.5, compreendendo que as organizações estão constantemente promovendo modificações em sua metodologia, com o objetivo de aprimorar seus serviços – e que cada vez mais há novas iniciativas surgindo. 

Para o Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da PPA, ser uma das iniciativas listadas no Guia 2.5 é uma conquista e também um importante reconhecimento, sobretudo por ser uma iniciativa recente, com apenas dois anos de atuação, em meio a importantes atores do meio. Trata-se de uma oportunidade de ganho de visibilidade, tanto para o programa como para as startups e empreendedores apoiados, além, principalmente, de dar luz ao ecossistema de negócios e investimentos de impacto da região norte e conectá-lo com ecossistemas mais desenvolvidos, como sul e sudeste do país.  

Para acessar o Guia 2.5, clique aqui: clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *