Tucum

RAIO-X

CIDADANIA

EDUCAÇÃO

SERVIÇOS FINANCEIROS

DATA DE FUNDAÇÃO

AGOSTO DE 2013

CIDADE / ESTADO

RIO DE JANEIRO - RJ

NATUREZA NEGÓCIO

MICROEMPRESA

MODELO

B2C, B2C

TAMANHO EQUIPE

4 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO

SOBRE A EMPRESA

E-commerce para produtos indígenas que busca valorizar e promover a arte dos povos da floresta, estabelecendo relações comerciais sólidas, pautadas na legalidade e no equilíbrio financeiro.

O QUE RESOLVE

Promove o acesso de artesãs, artesãos e artistas indigenas ao mercado consumidor por meio de uma plataforma de marketplace.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

A rede de fornecedores da Tucum envolve 2.500 artesãs e artesãos em 31 terras indígenas/ áreas protegidas, representando 54 etnias/povos tradicionais. Ajuda a preservar 20.000.000 hectares de floresta. Gera renda de forma sustentável, promove valorização da cultura, empoderamento das mulheres e circulação pelo território, sendo um contraponto ao envolvimento com atividades ilícitas, como garimpo e madeira.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

IGUALDADE DE GENÊRO

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

REDUZIR AS DESIGUALDADES

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO
Acessórios e decoração.

RESULTADOS
O faturamento de 2019 foi cerca de R$350mil

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

AMANDA SANTANA E FERNANDO NIEMEYER

CONTATO