Peabiru

Spin-off do Instituto Peabiru – que possui 20 anos de atuação na área -, o Peabiru Produtos da Floresta compra mel de agricultores familiares, cuidando da logística, beneficiamento, Selo de Inspeção Federal (SIF), venda e pós-venda.

O negócio busca trazer renda para populações rurais, especialmente para mulheres e jovens, associada a uma maior polinização para agroflorestal e restauração ecológica, diminuindo o desmatamento.

Em 2018, o Peabiru comercializou, em um projeto piloto, 500 kg de mel, o que possibilitou o entendimento de processos de compra, estocagem, logística e comercialização.  A empresa tem experiência acumulada de 12 anos do histórico de trabalho e relação com comunidades do Instituto Peabiru nas cadeias do mel, óleos da Amazônia e outros produtos regionais.

O mel comercializado é o único no Brasil com SIF, o que possibilita a venda em todo o território nacional e também a exportação. Com o trabalho, busca gerar renda para populações rurais, com foco especial em mulheres e jovens, e contribui para a redução do desmatamento. Promove capacitação e acompanhamento direto com os produtores.

“Nos territórios nos quais trabalhamos já há processos produtivos relativamente resolvidos e produtos com qualidade diferenciada. Ao mesmo tempo, existem mercados consumidores para tais produtos. O que falta é o link entre a produção e a comercialização”, diz Hermógenes de Sá, diretor-executivo do Instituto Peabiru.

Além do mel, o Peabiru Produtos da Floresta quer comercializar outros quatro tipos de produtos amazônicos: cacau, óleos, farinhas e feijão.

RAIO-X

PEABIRU PRODUTOS DA FLORESTA

CIDADE / ESTADO

BELÉM - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

OUT 2017

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B2C

TAMANHO EQUIPE

3 COLABORADORES

PATENTE

SEM PATENTE

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Comercialização de mel com valor agregado. Único no Brasil com registro no MAPA, com Serviço de Inspeção Federal (SIF) para comercialização regular do produto e único que pode ser exportado.

O QUE RESOLVE

Alternativa de renda sustentável a produtores familiares e famílias ribeirinhas. Dependência de intermediários e baixos preços de mercado.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Geração de renda para populações rurais – foco em mulheres e jovens. Polinização para a agrofloresta, restauração ecológica e redução do desmatamento. Capacitação e acompanhamento direto com produtores.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAÇÃO DE POBREZA

FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

IGUALDADE DE GÊNERO

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO
Atualmente, o mel é vendido ao preço de R$ 50,00 o quilo em Belém (PA). Já possui o SIF, o que viabiliza a comercialização do produto em outros estados.

RESULTADOS
Com projeto piloto, comercializou cerca de 500 kg de mel em 2018, o que possibilitou entender processos de compra, estocagem, logística e comercialização. A empresa tem experiência acumulada do histórico de trabalho e relação com comunidades em 12 anos de atuação do Instituto Peabiru nas cadeias do mel, óleos da Amazônia e outros produtos regionais.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FUNDADORES

INSTITUTO PEABIRU E HERMÓGENES SÁ

CONTATO