oka juice

Comercializar sucos de frutas nativas da Amazônia em escala industrial é o negócio da Oka, fundada em agosto de 2018. A empresa pretende ser referência nacional na produção de alimentos associados à conservação da floresta amazônica. 

A ideia surgiu em 2017, a partir de uma observação da filha de Bruno Moraes, cofundador do negócio, que um dia indagou ao pai sobre o motivo de não encontrar em padarias sucos de frutas que eles consumiam em casa. Desde então começou a amadurecer o projeto de comercializar esses sucos pelo Brasil. 

Bruno, que é agrônomo especializado na atuação com agroindústria, acumula 18 anos de trabalho no campo antes de criar a empresa. Para produzir os sucos, trabalha com agricultores associados da APROTERRA, produtores dos municípios de Terra Alta e de Augusto Corrêa, no Pará. 

Está nos planos futuros a compra de maquinário para beneficiamento e fabricação de polpas para grupos de agricultores que fornecem as frutas: “É um compromisso nosso com eles, porque assim conseguimos fazer a compra direta. Hoje eles fornecem para nossos parceiros industriais, que beneficiam a fruta e nos entregam a polpa. Em Terra Alta, temos 128 famílias de agricultores, e os filhos deles estão indo para a universidade e voltando com cursos de agroindústria, contabilidade, vendo possibilidade realmente de atuar ali, com parcerias que poderão ser muito sustentáveis para a comunidade. Em Augusto Corrêa são 47 famílias, com muito potencial para crescer”, diz Bruno.  

A empresa pretende também assistir agricultores de baixa renda que possuem pequenas lavouras no norte do Pará por meio de apoio à implementação de sistemas agroflorestais para produção de frutas, com garantia de compra. 

Hoje a Oka produz sucos de frutas tropicais e amazônicas como acerola, goiaba, abacaxi, cupuaçu, taperebá, bacuri e buriti, comercializados em embalagens de 300ml e 900ml em 70 pontos de venda, com abrangência na Grande Belém (PA). 

A empresa trabalha com a expectativa de expansão para outros estados. Segundo Bruno, já há possíveis compradores e distribuidores em Fortaleza, São Paulo, Recife e Brasília. Nesse momento, a Oka realiza os estudos de viabilidade para determinar como os sucos chegarão a esses consumidores a preços competitivos. 

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

CIDADANIA

EDUCAÇÃO

CIDADE / ESTADO

ANANINDEUA - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

MAIO DE 2018

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

5 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

TRAÇÃO

SOBRE A EMPRESA

A OKA é uma empresa especializada na produção de sucos de frutas amazônicas, voltada para construção de uma relação mais saudável entre os elos da cadeia produtiva da fruticultura, com o objetivo de produzir alimentos prontos para consumo alinhados com a preservação da Amazônia.

O QUE RESOLVE

A produção de sucos com frutos da Amazônia está diretamente ligada à produção sustentável e manutenção da floresta em pé, por meio de uma integração entre a indústria e agricultores. Promove uma cadeia de valor sustentável, capacitar e preparar os agricultores familiares para adoção de sistemas agroflorestais, gerando renda e resolvendo problemas de degradação dos solos, desmatamento, recuperação de áreas antes destinadas para pasto ou impróprias para o plantio.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Atualmente, a OKA compra polpas de dez pequenos agricultores da associação ANPROTERRA e começa o trabalho com associações de produtores rurais nos municípios de Terra Alta e Augusto Correia. São mais de 160 famílias trabalhando na produção de frutas e polpa, integradas com a empresa na preservação da Amazônia por meio do aumento de áreas em sistemas agroflorestais e manejo sustentável das Áreas de Preservação Permanentes.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

AÇÃO CLIMÁTICA

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
A OKA produz uma linha de sucos com frutas tropicais (acerola, goiaba, maracujá e caju) e uma linha de frutas amazônicas (cupuaçu, taperebá, bacuri, buriti e açaí), ambas embaladas em garrafas de 300ml e 900ml. Os sucos são vendidos no mercado da Região Metropolitana de Belém.

RESULTADOS
Possui 70 pontos de venda, com abrangência na Grande Belém (PA) e pretende expansão para outros estados (está em processo de certificação no MAPA). Prioriza produtores sustentáveis de agricultura familiar para fabricação dos sucos e utiliza logística reversa para parte das embalagens.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

BRUNO TOMAZ DO COUTO MORAES E PAULO ROBERTO ARAUJO JUNIOR

CONTATO