nossa fruits

A paixão pela natureza e pela comida foram alguns dos fatores que levaram Damien Binois a criar a Nossa Fruits. Após concluir mestrado em Administração na FGV-SP, cujo foco foram os desafios da cadeia produtiva do açaí na Amazônia, viu uma oportunidade de mercado para o fruto na Europa e também a possibilidade de estruturar uma cadeia produtiva sustentável, com comércio justo e conservação da floresta. A empresa foi fundada em Paris logo após o término do mestrado como revendedora de açaí brasileiro.

“O fruto já tinha um mercado bastante desenvolvido nos EUA e no Japão, mas na Europa não. Como produto saudável, orgânico, achei que o potencial para o mercado europeu seria grande. Do outro lado, as regiões produtoras de açaí eram muito pobres, e ao mesmo tempo a cadeia produtiva no Pará é pouco eficiente. Como, por um lado, a logística fluvial em distâncias grandes é complicada e cara e, por outro lados, os produtores têm dificuldades em se organizar em cooperativas, a cadeia produtiva do açaí conta com muitos intermediários que deixam os produtores com uma renda baixa e encarecem o produto final.

Com 40 produtos no mercado europeu, voltados a finalidades de consumo diferentes – indústrias, restaurantes, supermercados e lojas especializadas em produtos orgânicos -, a Nossa Fruits produz desde polpa congelada até itens mais sofisticados, como sucos misturados com romã, mirtilo e gengibre, por exemplo. É pioneira na venda de açaí na França e líder no mercado europeu. 

A empresa tem pela frente o desafio de desenvolver e estruturar sua cadeia de fornecimento para torná-la 100% orgânica e com produção por comunidades em relações de comércio justas. Para isso, está nos planos a construção de uma fábrica de beneficiamento de açaí em formato piloto no município de Curralinho, no Marajó, em parceria com a cooperativa local Sementes do Marajó e com a ONG Pró-Natura, sediada no Rio de Janeiro. 

O iniciativa prevê ainda a geração de energia a partir do caroço do açaí, conformando uma fábrica completamente autônoma, de modo que o modelo possa ser replicado em outros municípios e possa inspirar outras empresas. 

Enquanto o projeto com a cooperativa vai se estruturando, o açaí utilizado pela empresa é comprado de fábricas certificadas orgânicas paraenses. A Nossa Fruits comercializa cerca de 250 toneladas do fruto por safra, sendo que as redes de varejo na França são responsáveis por 90% do faturamento. A construção da fábrica no Marajó está prevista para 2021.

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

CIDADE / ESTADO

CURRALINHO - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

JANEIRO DE 2012

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

10 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ESCALA

SOBRE A EMPRESA

Produção de açaí e outros frutos locais com alto padrão de qualidade e certificação orgânica, fair trade e Rainforest Alliance. A empresa compra os frutos, extrai a polpa e vende para indústrias e restaurantes, principalmente na Europa. Na França, desenvolve bebidas e produtos congelados orgânicos e saudáveis, vendidos na internet e nos supermercados sob duas marcas: Nossa! e Terraçaí.

O QUE RESOLVE

No mercado, a Nossa Fruits propõe comida natural e saudável para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Na Amazônia, a empresa reduz o desmatamento, valorizando a floresta em pé por meio de sistemas agroflorestais. Também aumenta a renda das pessoas no municipio de Curralinho, criando empregos com a fábrica e melhorando as condições de compra da matéria-prima e acesso ao mercado.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Leva um produto com história para a Europa, trabalhando na conscientização do cidadão comum sobre a problemática da Amazônia. Contribui para a preservação da floresta e da biodiversidade. Os próximos passos incluem parceria de comércio justo com uma cooperativa local, que vai trazer desenvolvimento social para comunidade.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAÇÃO DE POBREZA

AÇÃO CLIMÁTICA

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

ERRADICAR A FOME

ASSEGURAR UMA VIDA SAUDÁVEL E PROMOVER O BEM-ESTAR PARA TODOS, EM TODAS AS IDADES

REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

VIDA TERRESTRE

PRODUTO/MERCADO
6 receitas de bebidas, 7 produtos congelados para varejo e uma ampla gama de frutas congeladas para indústrias e restaurantes.

RESULTADOS
Comercializa cerca de 250 toneladas por safra, tendo exportado 13 containers. Tem previsão de 50% de crescimento.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

DAMIEN BINOIS

CONTATO