navegam

Otimizar o transporte fluvial na região Amazônia, facilitando o acesso a informações sobre frete e transporte de passageiros, é o foco da NavegAM. Fundada em 2018, a startup desenvolve uma plataforma de gestão de dados e informações logísticas variadas, como quantidade de pessoas, preços, vendas por agência, controles de lotação, etc. A solução é focada no transporte fluvial na Amazônia, mas também apresenta funcionalidades para transporte rodoviário da região. 

Segundo informações da NavegAM, mais de 22 milhões de viagens são realizadas anualmente no Porto de Manaus. Apesar disso, o sistema fluvial de transporte ainda gera complicações por não ser sistematizado, aumentando tempo de espera na entrega de produtos e não disponibilizando informações sobre localização, o que acaba por tornar os produtos mais caros e menos competitivos. 

A iniciativa da startup consiste em um módulo interno para embarcações gerenciarem informações sobre venda de passagens e um aplicativo para efetuar as vendas, tanto na própria embarcação quanto nas agências que ofertam essas passagens. Atualmente, atende oito embarcações de locomoção e uma de transporte de carga, número que deve aumentar em curto e médio prazo.

O público de interesse inclui a população das regiões amazônicas dependente de transporte fluvial em sua rotina de deslocamentos, empresas que transportam insumos e produtos finais, agências de viagem e donos de barcos. 

A criação da NavegAM surgiu a partir de uma experiência pessoal de seu CEO, Geferson Oliveira. Em 2016, aprovado em um concurso público para uma universidade federal na cidade de Humaitá, no interior do Amazonas, ele precisava seguir de Manaus até o destino final, e só conseguiria passagem em quatro dias, o que inviabilizou sua partida no prazo estipulado para comparecimento. E para obter a informação, teve que ir até o Porto de Manaus. 

Geferson define o episódio como o momento em que se plantou a semente, e dois anos mais tarde ele começou a trabalhar para desenvolver a ideia. O principal desafio apontado por ele é a barreira cultural, já que no Norte as pessoas estão acostumadas, desde sempre, a ter que ir ao Porto para ter informações sobre viagens, fretes e comprar passagens. Apesar do processo enraizado, o CEO da NavegAM acredita que a sistematização e a facilidade de acesso são uma tendência, como aconteceu com o transporte aéreo e o rodoviário, e que a possibilidade de comprar passagens com o celular também vai chegar ao transporte fluvial. 

“Mas a NavegAM não é apenas um sistema de venda de passagens e frete fluvial. Seremos um big data, um sistema em que as pessoas poderão acessar todo tipo de informação, seja o setor de turismo, o setor de logística, o professor que precisa saber como está o rio, um turista que quer programar uma viagem para a Amazônia, enfim. Tudo que a gente coletar ao longo dos anos será disponibilizado para o público em um grande centro de informação”, avalia ele.  

A startup participou do programa de aceleração Creative Startups, da Samsung. 

RAIO-X

CIDADES

SERVIÇOS FINANCEIROS

CIDADE / ESTADO

MANAUS - AM

DATA DE FUNDAÇÃO

MARÇO DE 2019

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B, B2C E B2G

TAMANHO EQUIPE

10 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Plataforma de gerenciamento inteligente para o setor hidroviário, que contempla venda de passagens fluviais e solicitação de frete fluvial para a região norte do Brasil.

O QUE RESOLVE

Gerencia de forma inteligente o processo das embarcações (frete, passagens e encomendas) automatizando as operações nos barcos e dando transparência aos processos no setor fluvial.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Aumento de renda para os vendedores de passagens fluviais, controle e gerenciamento para os armadores e consumo inteligente de combustível pelas embarcações.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
Sistema de venda e gerenciamento de passagens online, monitoramento de posição de embarcações e sistema de Transporte de cargas.

RESULTADOS
Faturamento de R$ 293.838,55 em 2019.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

GEFERSON OLIVEIRA, JORGE ALVES E HÉLIO SOUZA

CONTATO