maneje bem

Fundada em 2016, a ManejeBem oferece inteligência e soluções para
desenvolvimento da agricultura por meio de uma plataforma de coleta de dados
e diagnósticos, buscando otimizar recursos técnicos e melhorando a produção
de modo sustentável.

A iniciativa objetiva conectar agricultores e técnicos, e tem como público os agricultores familiares, buscando mitigar a falta de assistência técnica
especializada em produção sustentável.

O negócio apoia processos de certificação, técnicas de manejo, escalas de produção, uso de técnicas sustentáveis, dentre outros, proporcionando o compartilhamento de informações que potencializam serviços agrícolas por meio de acompanhamento técnico remoto, com visitas presenciais pontuais.

Isso reduz custos de assistência técnica intensiva para os agricultores
familiares e faz com que a ManejeBem tenha capacidade ampliada de atuação.

Além disso, grandes empresas que buscam serviços de acompanhamento para propriedades rurais sob sua gestão também são foco do negócio.

A ideia surgiu de uma inquietação das fundadoras da startup, ainda na universidade, quando estudavam modos alternativos para controle de doenças em plantas: como fazer chegar as orientações técnicas aos agricultores?

“Acreditamos que a comunicação rural é a chave para impulsionar a agricultura sustentável e o desenvolvimento humano nas comunidades rurais, e que essa comunicação deve ser feita com base no diálogo e participação, possibilitando ao agricultor expressar suas opiniões, compartilhar conhecimento e participar de modo ativo na produção de informação. Vimos a oportunidade de estruturar as informações do campo na forma de uma ferramenta tecnológica que pudesse se inserir no dia a dia do produtor, permitindo maior inteligência na resolução dos problemas da produção”, diz Juliana Lemos, uma das fundadoras da ManejeBem.

Hoje a iniciativa roda um piloto no estado do Maranhão com a Ambev,
envolvendo 75 produtores familiares para a qualificação como fornecedores. Já realizou mais de 20 mil horas de serviço de assistência técnica remota e fornece serviços para plataformas europeias e americanas de compartilhamento e análise de dados.

Dentre os impactos que podem ser desencadeados pela atuação da
ManejeBem estão o aumento das áreas produtivas e da renda dos usuários.

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

CIDADE / ESTADO

FLORIANÓPOLIS - SC

DATA DE FUNDAÇÃO

FEVEREIRO DE 2018

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

7 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

PILOTO

SOBRE A EMPRESA

Empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola por meio da promoção da inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social.

O QUE RESOLVE

Mitiga a falta de assistência técnica especializada em produção sustentável e impacta positivamente a vida de agricultores familiares.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Potencial para redução da aplicação de agrotóxicos, estímulo à adoção de práticas agrícolas sustentáveis, aumento da diversidade de espécies vegetais, aumento da renda familiar, inclusão digital e acesso a tecnologias.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PROTEGER A VIDA TERRESTRE

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

AÇÃO CLIMÁTICA

PRODUTO/MERCADO
Mercado atingível: 470 mil agricultores; 150 agroindústrias.

RESULTADOS
Desenvolvimento de um aplicativo (ManejeChat) que visa dar escala ao trabalho dos profissionais responsáveis pela assistência técnica agrícola no Brasil e na América Latina. A empresa conseguiu aumentar em mais de 300% a capacidade de trabalho de extensionistas, consultores e técnicos, auxiliando os agricultores familiares e indicando práticas agrícolas limpas. Evitou a aplicação de mais 600 kg de agrotóxicos em 70 hectares de lavoura e solucionou 100% dos problemas detectados no campo com manejos sustentáveis.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

JULIANE BLAINSKI, JULIANA MATTANA, CAROLINE LUIZ PIMENTA

CONTATO