instituto ouro verde

RAIO-X

SERVIÇOS FLORESTAIS E TECNOLOGIAS VERDES

CIDADE / ESTADO

ALTA FLORESTA - MT

DATA DE FUNDAÇÃO

ABRIL DE 1999

NATUREZA NEGÓCIO

ASSOCIAÇÃO

MODELO

B2C E B2G

TAMANHO EQUIPE

10 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Facilita o acesso de agricultores a recursos para restauração de áreas degradadas e transição agroecológica dos sistemas de produção de alimentos, aproximando consumidores de produtores familiares.

O QUE RESOLVE

Proporciona qualidade de vida e renda para a agricultura familiar, ao mesmo tempo em que combate os impactos da monocultura e auxilia na recuperação ambiental.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Mais de 2700 hectares reflorestados em 10 anos de trabalho com a agricultura familiar a partir de sistemas agroflorestais. Espera-se que, além da manutenção desses sistemas, ocorra ampliação. Além disso, haverá um estímulo para a recomposição das Áreas de Proteção Permanentes (APPs) a partir das agroflorestas.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

REDUZIR AS DESIGUALDADES

AÇÃO CLIMÁTICA

PRODUTO
O público alvo do IOV são as mais de 21.000 propriedades classificadas como agricultura familiar na região de Alta Floresta, no Mato Grosso, que sofrem com a diminuição do acesso ao crédito oriundo de políticas públicas, aumentando a dependência do setor privado.

RESULTADOS
O IOV atua com aproximadamente 1.200 famílias de pequenos agricultores, 190 projetos de microcrédito e a comercialização de cerca de R$ 2 milhões de produtos anualmente.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

ALEXANDRE OLIVAL E ANDREZZA SPEXOTO

CONTATO