Broto

Promover o aumento da produção sustentável de hortaliças e reduzir impactos ambientais por meio de automação hidropônica é a proposta da Broto Tecnologia Agrícola.

Voltada a um público de produtores hidropônicos entre 40 e 60 anos, a proposta é um sistema integrado de sensores, Big Data e Mobile, e visa atender a demanda de automação para a Hidroponia, reduzir a necessidade de aplicação de insumos químicos e agrotóxicos e contribuir na redução de custos para a produção familiar.

A ideia surgiu na sala de aula do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), no curso de engenharia de controle e automação. Os criadores do negócio são empreendedores jovens com expertise em novas tecnologias para agronegócio, software e hardware, e propõem um sistema de monitoramento e controle automático de PH e uma solução nutritiva para tanques hidropônicos.

Embora ainda não esteja clara a demanda real e escalável da tecnologia, a proposta segue uma tendência relevante e parece ter eficiência para o mercado, podendo ir além da zona rural, chegando às chamadas fazendas urbanas. O foco de atuação é Manaus e entorno.

A Broto está em fase de validação da ideia, com negócio incubado no INPA. O protótipo está pronto para automatização, tendo sido testado em fazendas parceiras.

RAIO-X

BROTO

CIDADE / ESTADO

MANAUS - AM

DATA DE FUNDAÇÃO

SET 2017

NATUREZA NEGÓCIO

EMPRESÁRIO INDIVIDUAL (MEI)

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

5 COLABORADORES

PATENTE

SEM PATENTE

FASE DO NEGÓCIO

VALIDAÇÃO DA IDEIA

SOBRE A EMPRESA

Sistema de monitoramento e controle automático de PH e solução nutritiva para tanques hidropônicos

O QUE RESOLVE

Necessidade de uso de defensivos agrícolas para cultivo de hortaliças. Falta de tempo para outras atividades complementares e prejuízo financeiro.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Reduz necessidade de aplicação de insumos químicos e agrotóxicos e contribui para redução de custos para produção familiar.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO
Não está clara a demanda real e escalável da tecnologia para hidroponia, mas a solução segue uma tendência relevante e parece ter eficiência para o mercado. O foco é Manaus e entorno.

RESULTADOS
Em fase de validação da ideia. Está incubado no INPA. Protótipo pronto para automatizar, testado em fazendas parceiras. O software e o aplicativo com os dashboards já estão prontos. O custo por unidade é de R$5mil, para funcionar em dois tanques.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FUNDADORES

VITOR RUBENS ALVES DE SOUSA, ALAN ÁDAMO QUEIROZ BARRETO, HUGO GUSTAVO ALVES DE SOUSA, WILLIAM PINTO DA SILVA

CONTATO