Awí

A Awí Superfoods nasce na ilha de Marajó com uma tripla missão: promover novos modelos para regenerar e valorizar a floresta Amazônica e mantê-la em pé, via eco fazenda escola que promove agricultura sintrópica e a revitalização da agroindústria de uma cooperativa que processará diversas frutas; melhorar a vida dos ribeirinhos e das populações urbanas por meio da disseminação de tecnologias socioambientais como lanternas solares, barcos elétricos e educação socioemocional nas escolas; e espalhar saúde e bem-estar por meio dos chamados superalimentos.

Seu primeiro produto, um superfood sorbet, é um mix de açaí com outros superalimentos, seguindo o conceito de nutrição evolutiva, e está à venda no sudeste brasileiro, junto a restaurantes, varejistas, e-commerce e em empresas que buscam soluções de bem-estar, engajamento e responsabilidade social.

O negócio estuda e desenvolve cadeias produtivas, valoriza a biodiversidade da floresta via parceiros de P&D e busca seguir princípios de economia circular. Via cooperativas, a Awí apoia agricultores locais, ensinando técnicas, fornecendo mudas e outras soluções para regenerar a floresta e gerar riqueza para os ribeirinhos. Além disso, 3% do faturamento da venda do sorbet de açaí será destinado a projetos de impacto – plantio de árvores, doações para 30 ONGs via WeLight e para outros projetos sociais na região.

“Comer com consciência é mais que 50% da batalha ecológica do planeta e ainda nossa grande oportunidade de reverter a onda crescente de doenças como obesidade, diabetes e câncer. Quando consumimos alimentos convencionais, envenenamos o planeta e nossos corpos. Imagine o contrário, um alimento que tenha impacto regenerativo na floresta, leve soluções para os ribeirinhos e ainda traga saúde aos consumidores, sendo uma bomba de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Nossa missão é criar a mais fácil, gostosa e nutritiva ferramenta para gerar impacto positivo, em um ponto crítico para a sobrevivência da Amazônia,”diz Derek Brett Gallo, co-fundador da Awí.

RAIO-X

Awí

CIDADE / ESTADO

BREVES - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

ABR 2017

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B, B2C, B2B2C

TAMANHO EQUIPE

25 COLABORADORES

PATENTE

SEM PATENTE

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Fabricação do sorbet de açaí + superfoods, produto chefe para estruturar o negócio. Eco Fazendas escola sintrópicas e pequenas agroindústrias em parceria com cooperativas para processar frutas e valorizar a biodiversidade.

O QUE RESOLVE

Desenvolvimento de um ciclo da cura e criação de um modelo para gerar valor para a regeneração e preservação da floresta Amazônica, tendo como principal pilar a agricultura sintrópica e agroindústrias descentralizadas.  Geração de renda sustentável e melhora de vida dos ribeirinhos e populações urbanas locais via disseminação de diversas tecnologias socioambientais. Melhorar a saúde dos consumidores via superfoods e conceitos de nutrição evolutiva.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Estuda e desenvolve cadeias produtivas e valoriza a biodiversidade da floresta. Apoia agricultores locais ensinando técnicas, fornecendo mudas e outras soluções para aumentar a produtividade de forma sustentável e também leva soluções para saneamento, transporte, energia, educação, segurança, etc. Além do impacto direto, também destina 3% da venda do sorbet de açaí será destinado a projetos de impacto na região (plantios, doações para ONGs via WeLight e outros projetos sociais).

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

SAÚDE E BEM ESTAR

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO
O primeiro produto é o sorbet de açaí. Comercializa localmente outros produtos da fazenda (macaxeira, milho e frutas).

RESULTADOS
35 alunos receberam treinamento em agrofloresta; compra de insumos das comunidades da região; início da distribuição do sorbet nos modelos B2C e B2B.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FUNDADORES

DEREK BRETT GALLO, ALINE IGLESIAS E ROBERTO EMÍLIO LOPES

CONTATO