100% amazônia

Duas sócias – uma economista e outra com formação em relações internacionais com carreira em Trade – perceberam a oportunidade de desenvolver uma cadeia de produtos da floresta no mercado externo. Surgia assim a 100% Amazônia, uma exportadora comercial temática de produtos florestais não madeireiros de base renovável, com relacionamento próximo e apoio técnico às comunidades fornecedoras.

Ajudando a resolver um dos maiores gargalos dos produtos da sociobiodiversidade, que é a comercialização, a 100% Amazônia promove acesso a mercados respeitando o calendário produtivo e o saber da floresta, sempre buscando o estabelecimento de relações horizontais com as comunidades e apoiando capacitações técnicas.

“Os produtores têm o conhecimento sobre a manutenção do ecossistema e nós temos os requisitos técnicos do que o mercado precisa. Temos a cadeia de distribuição e expertise no comércio internacional”, diz Fernanda Stefani, uma das fundadoras da 100% Amazônia.

Hoje o negócio, que tem certificação ISO e processos de gestão bem solidificados, exporta produtos brasileiros para 55 países, incluindo açaí e subprodutos, polpas congeladas, óleos e manteigas cosméticas, respeitando a cultura local e gerando renda para comunidades tradicionais e indígenas.

o que já se falou sobre o negócio

RAIO-X

100% amazônia

CIDADE / ESTADO

BELÉM - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

JUN 2009

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE ILIMITADA

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

15 COLABORADORES

PATENTE

SEM PATENTE

FASE DO NEGÓCIO

ESCALA

SOBRE A EMPRESA

Comercial exportadora temática de produtos florestais não madeireiros de base renovável, com relacionamento próximo e apoio técnico às comunidades fornecedoras.

O QUE RESOLVE

Gargalo da comercialização dos produtos da sociobiodiversidade. Acesso ao mercado respeitando calendário produtivo e conhecimentos tradicionais.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Conservação da floresta. Geração de renda e valorização dos produtos locais. Relação horizontal com comunidades fornecedoras e apoio com capacitações técnicas.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

ERRADICAÇÃO DE POBREZA

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO
Exportação de açaí e subprodutos (70-80%), polpas congeladas, óleos e manteigas cosméticas.

RESULTADOS
Exportação de produtos brasileiros para 55 países. Faturamento de R$ 15 mi/ano e 15% de margem líquida. Estratégia de acesso a mercado montado e ampla expertise no comercio internacional. Certificação ISO, equipe completa e processos de gestão bem sólidos.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FUNDADORES

FERNANDA STEFANI E JOZIANE ALVES

CONTATO