O Programa de aceleração

O ecossistema de negócios de impacto na Amazônia está fervilhando. Cada vez mais surgem iniciativas de inclusão de comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas e agricultores familiares em processos produtivos, em novos mercados e processos. Esses negócios prometem alavancar uma nova economia na região, contrária ao desmatamento e às atividades predatórias e valorizando a sociobiodiversidade.

Em 2018, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) realizou sua primeira Chamada de Negócios, recebendo 81 inscrições. Destas, 15 foram selecionadas para participar do Programa de Incubação e Aceleração da PPA, que acontecerá durante o ano de 2019 e inclui a realização de oficinas e workshops, mentorias, assessoria jurídica e contábil, bolsas de estudo e a viabilização de espaços de coworking para as startups e empreendedores selecionados em seu portfólio.

Durante o programa de aceleração o empreendedor poderá se candidatar a receber bolsas de estudos ou apoio logístico (custeio de viagens e hospedagem) para participar de conferências, feiras, cursos ou eventos de capacitação que tenham o potencial de contribuir ou alavancar significativamente o desenvolvimento da sua empresa.

Programa de mentorias

Conecta empreendedores de impacto em início da concepção e desenvolvimento de seus negócios com executivos bem-sucedidos das empresas membro da PPA.

Assessoria contábil e jurídica

Fornecida por empresas especializadas em dois momentos – coletivamente, no início do Programa, e sob demanda, quando cada empreendedor poderá solicitar auxílio customizado em situações que fogem à orientação coletiva.

Assessoria de design e comunicação

Apoio à criação de materiais de comunicação para todos os negócios.

Espaços de coworking

Espaços estabelecidos em Manaus (AM) e Belém (PA) incluindo estação de trabalho fixa para uso ilimitado durante a duração do Programa, hospedagem de CNPJ, rede de conexões com outras startups e empresas do coworking e uso de salas de reuniões.

OS WORKSHOPS

Fevereiro

Workshop Inaugural e Oficina de Inovação em Modelos de Negócios e Construção de Indicadores de Impacto

Abertura oficial do programa | Oficina de Design Thinking | Mensuração de Impacto | Modelo C

Apresentação da estrutura e dos serviços do Programa de Aceleração, introdução aprofundada sobre a Ferramenta de Gestão Contábil Rupee, que será disponibilizada aos empreendedores e realização da 1ª Oficina de Capacitação, que apoiará a construção e/ou aprimoramento dos modelos de negócio e indicadores de impacto dos negócios e do próprio Programa. A Oficina será facilitada em parceria com Sense-Lab e Move Social, utilizando como referência o Modelo C para negócios de impacto.

Fevereiro

Abril

Workshop II – Estratégias de mercado, comunicação e marketing

Formação de preço | Canais de comercialização | Marketing digital | Foco no cliente | Exportação

Capacitação em estratégias de mercado, comunicação e marketing para startups de impacto com foco em formação de preço, inserção e expansão de produto/serviço no mercado, e-commerce, marketing digital, posicionamento como produto/serviço premium e eficiência logística nos canais de distribuição.

Abril

Junho

Workshop III – Ferramentas de gestão

Gestão financeira | Gestão de estoque e logística | Boas práticas de governança | Gestão de pessoas | Processos internos

Capacitação de introdução de tecnologias, ferramentas e metodologias para gestão mais eficiente de negócios de impacto, com destaque para a gestão de pessoas (governança), financeira, de estoque e logística.

Junho

Agosto

Workshop IV – Storytelling e negociações de sucesso

Plano de investimento | Projeções financeiras | Storytelling | Valuation | Negociação com Fundos Equity, Venture Capital e outros

Capacitação e suporte para desenvolvimento de projeções financeiras e Valuation dos negócios, com foco em captação de investimentos via participação societária ou dívida. Dentre os temas propostos, estão: elaboração ou validação de fluxos de caixa projetados, plano de investimento e análises financeiras; aspectos legais e regulatórios para captação de investimentos públicos e privados; habilidades técnicas para pitch elevator, storytelling e negociações de sucesso.

Agosto